(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Ancoragem esquelética em ortodontia com miniimplantes: conheça os benefícios da técnica no tratamento ortodôntico

Ancoragem esquelética em ortodontia com miniimplantes: conheça os benefícios da técnica no tratamento ortodôntico

Bráquetes, arcos, elásticos e anéis: o aparelho ortodôntico fixo é formado por todas essas estruturas. Cada uma delas pratica um papel importante no alinhamento dos dentes, garantindo um tratamento eficaz e de sucesso. Em muitos casos, além desses apetrechos, você sabia que a terapia ortodôntica também pode contar com a ajuda de mini-implantes? Essa é uma técnica muito usada para fazer a ancoragem esquelética. Para entender melhor a necessidade desse procedimento na ortodontia, entrevistamos a especialista Andréia Cotrim.

O que é ancoragem esquelética?

A ancoragem ortodôntica esquelética consiste na utilização de dispositivos intra ósseos, que ficam temporariamente fixados na maxila ou mandíbula, no caso, os chamados mini-implantes. De acordo com a profissional, eles se tornam um apoio muito importante para tratamentos ortodônticos mais complexos e são bem simples de colocar. “Podem ser inseridos pelo próprio ortodontista de maneira rápida com anestesia local e sem maiores complicações”, detalhou.

Andréia ainda explica que os mini-implantes são perfeitos para serem usados durante a fase de movimentações dentais mais complicadas: “Essas pecinhas são usadas para realizar a deslocação somente no elemento ou no segmento desejado, sem a reação em áreas em que o ortodontista não precisa movimentar”. Após fazer as ações desejadas, esses dispositivos são removidos de maneira rápida e sem causar dor.

Ação dos mini-implantes no tratamento ortodôntico?

Deu pra notar que essa estrutura é uma mão na roda no tratamento ortodôntico. Mas de que maneira ele funciona? A ortodontista conta: “O mini-implante é colocado para receber a força ortodôntica dissipando-a sobre os dentes anulando qualquer reação indesejada, dessa maneira os dentes irão responder frente à ação (força) exercida pelo ortodontista anulando qualquer problema que impeça o sucesso do tratamento ortodôntico”.

Quanto tempo pode levar esse tratamento?

O tratamento ortodôntico com mini-implantes é muito mais rápido. “Essa peça vai encurtar o tempo do uso do aparelho, pois ela vai anular qualquer reação contrária à força exercida pelo ortodontista através do aparelho ortodôntico e seus acessórios”, revelou a especialista, dizendo que o tempo de tratamento depende do tipo de má oclusão do paciente.

Quais são os benefícios para a saúde bucal?

Com a diminuição no tempo do tratamento ortodôntico, a especialista revela que existe um maior benefício para a saúde bucal: “Uma vez que o uso dos aparelhos pode dificultar a higiene bucal em pacientes que não fazem uma boa escovação, o que poderia acarretar problemas periodontais ou cáries”.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Andréia Cotrim Ferreira – Ortodontista
São Paulo – SP
CRO-SP: 39000

Veja Também
×