O tártaro – ou cálculo dental, como também é chamado – é um dos problemas bucais mais comuns entre os pacientes. Causado por pequenos deslizes na rotina de cuidados, como a falta de escovação e a ausência de fio dental, o quadro pode resultar em uma série de doenças a longo prazo, como a periodontite. Mas você porque isso acontece? O Sorrisologia explica e ainda revela truques de como prevenir o problema. Confira!
Tártaro: o que é? Como se desenvolve?
De maneira geral, o tártaro é o acúmulo de placa bacteriana nos dentes. Quando não removidas por completo durante a higiene bucal, essas bactéricas geram uma placa amarelada e endurecida que formam uma espécie de crosta na superfície dos dentes. Além da má higiene bucal e o não uso do fio dental, o tártaro também pode ser provocado por uma alimentação desequilibrada. Se você é o tipo de pessoa que come muito doce e carboidratos todos os dias, por exemplo, é possível que tenha mais chances de desenvolver esse problema no sorriso.
Do tártaro à periodontite: entenda como a doença bucal acontece
Por se tratar de um acúmulo de placa bacteriana na superfície dental, o tártaro pode causar diversos problemas bucais quando não tratado. Entre eles, podemos citar a cárie, o mau hálito, a gengivite e, consequentemente, a periodontite. A doença periodontal é considerada o estágio mais grave e pode comprometer a arcada dentária do paciente. Com ela, os tecidos ficam menos resistentes, ocorre a perda da inserção gengival, os dentes acabam ficando moles, causando a movimentação e a perda dos elementos. Já deu para perceber que a dimensão do problema, né? Sendo assim, é importante não permitir que um simples tártaro evolua aos poucos. Caso contrário, ao chegar no estágio da periodontite, o problema só poderá ser tratado e resolvido por um profissional bastante capacitado.
Entenda como funciona o tratamento para tártaro
Se engana quem pensa que uma simples rotina de escovação é capaz de remover o tártaro dos dentes. Na verdade, uma vez que a placa é calcificada e aderida aos elementos, o tratamento deve ser feito através da raspagem. Nesse caso, é importante que o processo seja feito por um cirurgião dentista qualificado e com o auxílio das ferramentas adequadas. Embora pareça ser um procedimento simples, dependendo da quantidade de placa acumulada, em alguns casos apenas uma sessão não é suficiente e, por isso, o paciente deve marcar uma consulta de retorno para que o tratamento seja finalizado.
6 formas de prevenir o tártaro e a periodontite
Você já deve ter ouvido falar que alguns hábitos diários podem influenciar diretamente na nossa saúde bucal, certo? Sendo assim, é importante ter em mente que alguns cuidados são fundamentais para prevenir o surgimento de tártaro nos dentes e, consequentemente, a periodontite. Confira abaixo algumas dicas do Sorrisologia para evitar esses problemas bucais:
1) Escove os dentes todos os dias após as refeições;
2) Use uma escova de dentes macia e com cerdas finas para garantir que os espacinhos entre os dentes sejam devidamente higienizados;
3) Opte por um creme dental específico para a gengiva e, assim, se certifique de que toda a placa bacteriana em torno do tecido será removida;
4) Após a escovação, passe o fio dental para eliminar os restinhos de comida e bactérias;
5) Invista em um enxaguante bucal com flúor para prevenir a multiplicação de bactérias;
6) Vá ao dentista regularmente para fazer o procedimento de profilaxia dentária e evite a formação do tártaro.