As férias são um momento de descontração e diversão, mas isso não significa que os cuidados com a saúde bucal do seu filho devem ser deixados de lado! Na verdade, é exatamente o contrário: eles devem ser redobrados durante esse período. Mesmo porque as grandes mudanças na rotina de higiene – ou até a falta de uma – podem ser prejudiciais para a criança, de acordo com a odontopediatra Flávia Macedo. Confira algumas dicas que a especialista separou para que o sorriso do seu filho continue bonito e saudável nas férias!
1. Estabeleça uma rotina de higiene bucal para o seu filho
Escovar os dentes é um hábito que deve fazer parte da rotina da criança desde cedo e principalmente nas férias, senão vários probleminhas podem aparecer – como as tão temidas cáries. Por isso que fazer uma escovação completa é fundamental para manter um bom estado de saúde dos dentes. E nada de fugir do fio dental, hein? Essa é uma peça bastante importante para proteger o sorriso de crianças (e até mesmo dos adultos), já que ele consegue alcançar regiões que a escova de dentes não chega. Não deixe de montar uma rotina de higiene para o seu filho!
No entanto, essa mudança de rotina vem aliada a uma mudança na alimentação e nos hábitos de higiene.
2. Atenção às mudanças nos hábitos alimentares da criança
Além dos hábitos de higiene, a alimentação é um outro fator que costuma sofrer bastante mudanças durante o recesso escolar. “O sorvete costuma protagonizar o verão brasileiro, mas é válido buscar opções mais naturais, com menos adição de açúcar”, sugere a especialista, que acrescenta: “É importante dar prioridade aos alimentos in natura como frutas, por exemplo”.
Também é importante lembrar que o consumo de doces e bala costuma aumentar nesse período, mas deve ser feito de forma consciente. Segundo Flávia, esse consumo deve acontecer, preferivelmente, próximo às refeições ou lanches, pois quando ingerido junto a outros alimentos, o risco de cárie é menor. “Outro quesito importante na alimentação é o consumo de água!”, conclui.
3. Essa é uma boa época para fazer aquela visitinha ao dentista
Sem a correria do dia a dia fica muito mais fácil de encaixar uma consulta com um especialista nos planos do seu filho! Essa é uma medida fundamental para acompanhar como anda a saúde bucal do pequeno e prevenir que os problemas se instalem. A profissional também comenta: “É um ótimo momento para os responsáveis levarem os filhos ao odontopediatra sem que a criança precise faltar uma atividade que gosta para ir a consulta”. Então que tal aproveitar esse tempo livre para marcar uma visita ao dentista?
4. Para os passeios, não esqueça de levar um kit de higiene dental
Se a ideia é fazer um passeio mais longo, a especialista destaca que é importante tentar manter o hábito de escovação da criança, e preparar um kit de higiene bucal é uma boa forma de fazer isso. “A higiene inclui o uso de fio dental (se o dente está juntinho do vizinho, tem que usar o fio!) e a escovação deve acontecer com o uso de pasta de dentes com flúor (entre 1.000 e 1.500 ppm de flúor) na quantidade indicada a cada faixa etária”, explica. Ou seja, até os 4 anos, a quantidade corresponde a de um grão de arroz cru, e a partir dos 4 anos essa quantidade passará a corresponder ao tamanho de um grão de ervilha. “O planejamento por parte dos responsáveis pode ser um grande aliado. Para não ter problemas nos passeios vale a pena levar água, lanches mais saudáveis e kit de higiene”.
5. Quem usa aparelho, deve ter ainda mais cuidado
Tanto na alimentação quanto na rotina de higiene, quem usa aparelho deve ter a atenção redobrada com o acessório. Alimentos muito duros podem quebrar ou danificar o aparelho, e restinhos de comida sempre acabam ficando presos nos dentes – por isso a importância da escovação. “Vale lembrar que o uso de aparelhos, tanto móvel quanto fixo demanda um cuidado maior de higienização. Siga as orientações do odontopediatra ou ortodontista que o acompanha”, aconselha Flávia.
Este artigo tem a contribuição da especialista:
Flávia Macedo Couto – Cirurgiã-Dentista. Possui graduação em odontologia pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua como especialista em Odontopediatria
Rio de Janeiro – RJ
CRO-RJ: 39.770