Escovar os dentes, usar o fio dental e finalizar com um enxaguante. Você tem cumprido à risca todas as etapas da higiene oral, mas percebe que o seu sorriso não tem sido o mesmo. Existe uma solução para isso: clareamento dental. Na hora de fazer o procedimento surgem algumas dúvidas como “é seguro? eu posso fazer? quais são os riscos?”. Não se preocupe! O Sorrisologia vai acabar com esse ponto de interrogação e dar algumas dicas sobre o tratamento com a ajuda de a especialista no assunto Maria Regina Almeida de Menezes.
O clareamento dental caseiro
O clareamento caseiro requer paciência porque leva mais tempo para obter resultado comparado ao método feito em consultório. Ele é feito com o auxílio de uma moldeira de silicone preenchida com um gel clareador e tem que ser aplicado todos os dias durante três a quatro semanas ou de acordo com a orientação do dentista.
A profissional em Dentística afirma que é um procedimento seguro se for feito sob orientação de um profissional. “Caso contrário, podem ocorrer algumas reações adversas como sensibilidade dentária ou inflamação do tecido gengival. Além disso, o uso de bicarbonato de sódio, vinagre, entre outros, são altamente contraindicados por serem abrasivos e químicos”.
O clareamento dental em consultório
Esse método é feito exclusivamente no consultório dentário, utilizando um gel com concentração maior de ativo clareador. “Esta técnica é sem contraindicação e, hoje em dia, já existem produtos efetivos com excelentes resultados ”, garante. O tratamento a laser traz efeitos de forma mais rápida podendo levar de 1 a 3 sessões para obter o resultado esperado, isso vai depender do grau de manchas nos dentes.
Existe contraindicação?
O clareamento não pode ser realizado, por exemplo, em pessoas que apresentam tártaros, placa dental ou gengiva com sangramento. Estando livres desses problemas bucais, qualquer pessoa insatisfeita com a cor do seu sorriso pode realizá-lo. Mas existem algumas restrições como todo procedimento dentário, conforme reforça a dentista. “Tudo vai depender dos exames bucais e radiográficos que o dentista vai realizar”. Se o resultado for satisfatório, ele estará apto para realizar o tratamento.
Alguns cuidados
No caso de pacientes muito jovens o tratamento deve ser indicado com cautela para não correr o risco de afetar a polpa dental. Já as futuras mamães podem esperar até o fim da gestação, pois não existem dados suficientes que comprovem a segurança do procedimento para grávidas. Então, é melhor evitar. Para aqueles que possuem muitas restaurações dentárias ou prótese, devem ser orientados quanto à necessidade de refazer os trabalhos após o clareamento já que os dentes vão clarear e os materiais restauradores não. Fique atento!
Qual fazer?
Ambos os métodos lhe darão resultados bem bacanas. O que muda é o procedimento e seu tempo de realização, mas é preciso contar com a ajuda de um profissional. Porém, muitos dentistas indicam que para um resultado excelente, recomenda-se a associação dos dois formatos. Converse com seu profissional de confiança e defina o melhor jeito de realizar esse branqueamento.
Após o tratamento
Só porque seus dentes estão brancos, não quer dizer que não precisam de cuidados. “Para o efeito durar bastante tempo é preciso fazer uma mudança nos hábitos pessoais”, orienta a expert no assunto.
– Evitar o excesso de alimentos que contenham corantes, como café, refrigerante, vinho ou ketchup e investir em alimentos saudáveis no lugar dos industrializados.
– Consultar seu dentista para revisões periódicas.
– Manter a higiene oral após todas as refeições.
Tudo por um sorriso brilhante
Existe uma linha completa de higiene para um efeito mais branco em seus dentes. O creme dental com ação Whitening enriquece sua limpeza mantendo seu sorriso mais branco, promovendo uma limpeza em até três dimensões e polindo a superfície dentária. Já a escova dental tem lados flexíveis que se ajustam às curvas de seus dentes, alcançando inclusive os locais de difícil acesso, além de uma borracha polidora que ajuda a remover até 90% das manchas superficiais dos dentes. E não se esqueça de complementar com fio dental e enxaguante. Seu sorriso será outro!
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Maria Regina Almeida de Menezes – Especialista em Periodontia
Recife – PE
CRO-PE: 4023