Os dentes sisos, também conhecidos como dentes do juízo, são uma verdadeira incógnita: alguns têm, outros não; em alguns casos eles nascem cedo, em outros a erupção só acontece mais tarde. Eles são os últimos dentes da arcada dentária e fazem parte do grupo dos terceiros molares. De acordo com a cirurgiã-dentista Rhianna Barreto, normalmente eles tendem a erupcionar entre os 17 e 20 anos de idade. Entretanto, a especialista destaca que em alguns casos a erupção pode não acontecer, e sim uma impactação devido à falta de espaço na arcada dental. É comum que durante esse processo, as pessoas sintam dores e incômodos no local, mas como é possível evitar as dores e os incômodos nessa época? Confira as dicas da dentista!
Responda nosso quiz e receba uma dica para melhorar a sua saúde bucal!
É normal sentir dor e incômodo quando o dente siso está nascendo?
Se essa é a sua preocupação, pode relaxar! É totalmente natural que alguns pacientes sintam isso quando o dente siso está prestes a dar as carinhas. Conforme a especialista explica, isso acontece durante o período de erupção do terceiro molar porque pode ocorrer a pericoronarite. Essa inflamação no capuz gengival costuma causar bastante dor e desconforto, mas existem outros fatores que também podem influenciar nesse quadro. “O mau posicionamento dentário na arcada durante e após a erupção também pode provocar dentre outros: inflamação na gengiva, abscessos, reabsorções dos dentes vizinhos, lesões císticas e tumorais, irritação na região e dor. Nesses casos, é recomendada a exodontia do mesmo”, alerta Rhianna.
5 dicas de como aliviar as dores do nascimento do dente siso
Ninguém gosta de sentir dor, ainda mais na região bucal, onde a sensibilidade é maior e acaba atrapalhando situações que deveriam ser prazerosas, como comer, por exemplo. Mas sabia que existem diversas formas de aliviar as dores durante o nascimento dos sisos? De acordo com as orientações da cirurgiã-dentista, é importante que o paciente marque uma consulta com um especialista para que a avaliação da inflamação/infecção seja feita, mas ela adianta que algumas medidas podem ser adotadas, como:
- Utilizar colutório bucal a base de clorexidina 0,12% ou malvona
- Usar escova dental macia com creme dental adequado (ex: gengiva detox)
- Realizar compressas mornas na região, principalmente se houver edema e secreção purulenta
- Evitar alimentos ácidos e cítricos
- Utilizar analgésicos e anti-inflamatórios (com orientação médica)
- Irrigar o local com Soro Fisiológico para lavar a área e remover resíduos alimentares que possam ficar acumulados
A extração dos sisos é recomendada ou deve ser evitada nesses casos?
Isso vai depender muito da posição em que o dente se encontra, de acordo com a profissional. “Caso ocorra infecção e pericoronarite crônica ou o dente siso esteja em posição que não irá erupcionar totalmente, a extração é recomendada e deve ser realizada o quanto antes”, orienta. No entanto, se a dor se tratar de um episódio isolado durante a erupção e for controlada com as medidas indicadas, o dente não precisa ser extraído. Além disso, é importante ressaltar que o dente também precisa estar na posição correta da arcada, ou seja, com espaço suficiente para que seu nascimento aconteça sem maiores problemas.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Rhianna Barreto – Cirurgiã-Dentista
Rio de Janeiro – RJ
CRO-RJ:37448
Atualizada em 26/04/2022.