Imagine que você está indo para o trabalho, ou até mesmo curtindo uma viagem nas férias, quando uma dor latente domina toda a região do seu dente. Você não estava nem um pouco preparado para isso e fica sem saber o que fazer. A saúde bucal está diretamente ligada à saúde dos dentes, e quando a dor começa a aparecer é sinal de que as coisas não vão bem. Ela pode surgir a qualquer momento e ser causada pelos mais diferentes motivos. por isso é muito importante receber uma orientação profissional para entender quais procedimentos devem ser seguidos. A odontologista Heloísa Crisóstomo conversou com a gente sobre o assunto.
A dor de dente é causada somente por cáries?
Por mais que muita gente tenha a mania de associar a dor de dente somente às cáries, essa não é a única causa para o problema. No entanto, é importante ressaltar que a cárie pode sim influenciar bastante nesse quadro, uma vez que ela destrói a estrutura dental e pode levar à dor involuntária ou dor estimulada pela ingestão de doces ou alimentos com alta temperatura, segundo a especialista.
Outras causas para o problema e tratamento
Você pode achar confuso quando sente dor de dente mas não tem cárie. Outros problemas como as trincas no esmalte e a exposição radicular, também chamada de recessão gengival, também podem causar dor. Apesar de normalmente não trazer tanto incômodo, há casos mais graves de trincas que podem gerar certa sensibilidade nos dentes. Já quando a raiz do dente está exposta, a região passa a ficar muito sensível quando em contato com alimentos muito frios ou muito quentes. “Em caso de exposição de raiz, o recobrimento da parte exposta já irá reduzir a sensibilidade. Esse recobrimento pode ser tanto em resina como em enxerto gengival”, explica.
Como amenizar um quadro de dor de dente?
Só quem já passou por isso, sabe como é doloroso. Mas é preciso saber o que fazer nessas horas, certo? Com dor não se brinca, e o mais aconselhável é que, nesse caso, o paciente procure imediatamente uma consulta odontológica de urgência para que o especialista identifique a causa do problema e possa, então, indicar o melhor tratamento. A dentista Heloísa ressalta que em alguns casos a dor de dente se arrasta por um longo período de tempo e acaba inchando o rosto do paciente. Quando chega nessa grau, o paciente não sente mais dor, já que o nervo que causa isso já está necrosado. Quando a situação é essa, somente o tratamento de canal pode solucionar o caso. “Por isso, é importante procurar um profissional para intervir na dor, não importa em que grau esteja. Só uma avaliação clínica para indicar o melhor medicamento ou tratamento”, finaliza a dentista.
Prevenção é sempre o melhor remédio
A verdade é que prevenir é sempre a melhor solução para a saúde. Além de manter uma boa rotina de higiene bucal, a especialista ressalta que consultas periódicas ao dentista são essenciais para manter a saúde bucal preservada. A profilaxia dental, também conhecida como limpeza dos dentes, deve ser realizada pelo menos 2 vezes ao ano para reduzir as chances de problemas bucais. Fora isso, durante as consultas, ela indica que as lesões de cárie podem ser detectadas logo o início, antes mesmo de causar dor, agilizando ainda mais o tratamento.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Heloísa Crisóstomo – Odontologista com aperfeiçoamento em dentística, prótese e prótese sobre implante
CRO: DF-CD-8149
Atualizada em 21/06/2023.