Todos já ouviram falar em perda de dente e também a quebra dele. Mas a avulsão dentária é quando um dente é completamente deslocado de seu alvéolo. Na prática, não há muitas diferenças, apesar do caso ser mais sério. Aqui a melhor forma de recuperar o sorriso é por meio do implante imediato. Mas, para que isso aconteça, o paciente precisa seguir algumas recomendações. Conversamos com a especialista em prótese dentária Camila Sodré para entender o que é a avulsão do dente e o que fazer quando isso acontece.
Por que a avulsão dentária é mais grave?
O caso é mais grave que a maioria das lesões dentárias por conta dos elementos perdidos com o trauma. “Há um rompimento no fornecimento do sangue para a polpa do dente”, comenta ela. Assim, as células de ligamento periodontal ficam mais expostas. Quando isso acontece, as chances de reimplantar esse próprio dente são comprometidas. Depois de muito tempo fora da boca, esses ligamentos não estão mais próprios para esse procedimento. Então, com o reimplante, pode ser que ocorra uma anquilose dentária, ou seja, quando a raiz do dente e o osso se unem naturalmente. Apesar de ser algo que o organismo possa fazer, isso pode ter altas consequências para o paciente, como a má oclusão e problemas no posicionamento dentário.
Avulsão dentária e traumatismo
O que mais causa a avulsão dentária é o trauma, como bater com os dentes em locais muito resistentes. “Isso gera um impacto aos dentes e suas estruturas, fazendo com que ele sofra um deslocamento para fora de sua cavidade do alvéolo”, completa ela. Por isso, é mais comum que isso aconteça com as crianças. “É mais comum em crianças e jovens devido às suas inúmeras brincadeiras realizadas com patins, bicicletas e até mesmo esportes”, completa.
Avulsão dentária: o que fazer?
Quanto mais rápido, melhor! Assim que o dente for avulsionado, o ideal é que o paciente procure ajuda odontológica, já que o reimplante imediato é o procedimento mais adequado para o caso. Mas se isso não for possível, é preciso se atentar às formas de armazenamento do dente. “É recomendado que o dente nunca seja mantido em meio seco, e sim sempre em meio úmido, para que se mantenha a vitalidade do ligamento periodontal”, indica ela. Em ordem de importância, os principais meios de armazenagem são:
– Solução Salina Balanceada de Hank’s (SSBH)
– Saliva
– Leite
– Água
Como tratar um dente avulsionado?
O tratamento vai depender de diferentes fatores. O profissional vai analisar o estágio de desenvolvimento da raiz do dente, o tempo em que ele foi avulsionado e como foi armazenado pelo paciente. Mas, na maioria das vezes, o caso consegue ser revertido. “É realizada a limpeza do dente pelo dentista e administração de antibióticos”, comenta ela. Depois disso, é feito o reimplante, sendo necessário usar a contenção por 2 semanas. E, por fim, o tratamento com canal, junto do acompanhamento do caso pelo especialista. No geral, é muito importante saber conservar o dente para preservar as estruturas do dente. A especialista alerta que, nos casos em que o dente ficou avulsionado e mal preservado por mais de 60 minutos, o resultado pode ser desfavorável.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Camila Stofella Sodré – Doutoranda em Clínica Médica pela UFRJ. Mestre em odontologia com área de concentração em reabilitação oral / prótese. Especialista em prótese dentária.
Rio de Janeiro – RJ
CRO-RJ: 40419