(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Quer evitar a gengivite? O creme dental pode ajudar suas gengivas

Quer evitar a gengivite? O creme dental pode ajudar suas gengivas

Chame de creme dental, pasta de dente ou dentifrício, esse item bucal pode fazer um ótimo serviço para que o paciente tenha uma boa higiene oral. Usada sempre na escovação, podemos esquecer quais benefícios a pasta de dente pode trazer. Pode não parecer, mas eles vão muito além de deixar aquela sensação de frescor! O uso do creme dental é também uma forma de prevenção à cárie e à gengivite. André Alvim, periodontista, nos explicou como que isso acontece e que outros itens também podem ser indicados no combate à inflamação das gengivas.

Para que serve o creme dental?

A pasta dentífrica apresenta, em sua composição, substâncias químicas que atuam junto à escova de dente. “O uso do creme dental tem o objetivo de promover a limpeza do meio bucal, dificultando a formação de placa bacteriana e mantendo dentes e gengivas saudáveis”, acrescente o profissional. Ela deve ser usada diariamente na escovação para seu alcance ser maior.

O creme dental certo pode impedir gengivites

A pasta de dente serve, além de limpar, para impedir o desenvolvimento de certos problemas bucais. Suas substâncias, em especial as antimicrobianas ou anti placas, são produtos químicos que agem na eliminação de alguns microrganismos. A gengivite pode acontecer sempre que a limpeza não é suficiente. Ela é caracterizada por uma vermelhidão e inchaço na região gengival. “O creme dental auxilia na remoção da placa bacteriana que dá início à inflamação da gengiva, causando também o sangramento”, explica o periodontista. Por isso, o profissional deve ser consultado para a escolha do creme dental, já que tudo depende das necessidades do paciente. “Ele deve visitar regularmente o dentista para receber orientações para a prevenção de doenças ou o seu tratamento”, complementa ele.

Prevenção é a palavra-chave

A higiene oral feita corretamente é a maior prevenção da gengivite. Utilizando também outros itens recomendados pelos profissionais, o paciente consegue impedir o acúmulo de microrganismos na placa bacteriana. Também chamada de biofilme, essa camada é revestida de bactérias que, quando não eliminadas, podem se acumular. Com essa proliferação, pode-se iniciar um quadro de problema bucal, como a própria gengivite, cárie e até mesmo tártaro. Por isso que o paciente deve criar uma rotina de higienização bucal.

Afinal, quais são os outros itens indicados?

O creme dental não consegue agir sozinho. Além dele, pacientes com gengivite devem se atentar a outros itens. “É necessário uma boa higiene com escova de dente macia, de cabeça curta para alcançar todas as superfícies dos dentes, uso regular do fio dental e enxaguante bucal”, comenta. Dessa forma, procure seguir todas essas recomendações e não tome remédios que não indicados pelo especialista.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
André Alvim – Periodontista
Rio de Janeiro – RJ
CRO-RJ 24039

Veja Também
×