Cinza ou azul, eis a questão! Quem já usou aparelho ortodôntico sabe como pode ser difícil ter que escolher entre tantas cores disponíveis para a borrachinha. A ligadura elástica, popularmente chamada de borrachinha, tem a função de prender o fio do aparelho ortodôntico diretamente ao braquete. É difícil imaginar, mas elas são importantes auxiliadoras no tratamento, já que auxiliam na pressão e na movimentação do aparelho.
Febre entre as crianças, ainda mais em datas comemorativas, a cor da borrachinha pode influenciar no processo ortodôntico. Mas será que existem cores mais recomendadas pelos dentistas? Confira o que o ortodontista Robson Caumo pensa do assunto!
Tratamento ortodôntico na infância
O uso de aparelhos ortodônticos no início da infância não é comum, segundo Robson. “Só colocamos braquetes em dentes permanentes, e isso pode variar muito de acordo com a rapidez da troca dentária do paciente”, explica. Então, o tratamento odontológico costuma ocorrer apenas quando todos os dentes de leite da criança já caíram. Ainda assim, existem casos em que o tratamento ortodôntico é iniciado cedo. Nesses casos, o tratamento é voltado para casos mais complicados que exigem o auxílio do dentista desde cedo.
Existe uma cor de borrachinha mais indicada?
Sim! Simplesmente, a favorita do seu filho. A cor da borrachinha não faz nenhuma diferença direta quanto à eficiência do tratamento. “É importante deixar o paciente escolher a cor que ele preferir para estimular o correto uso e higienização do aparelho, melhorando assim a colaboração do paciente e facilitando a condução do tratamento”, recomenda o ortodontista.
A cor pode ser um importante influenciador nos cuidados que seu filho vai ter durante o processo. Deixá-lo escolher as cores da borrachinha é uma forma incentivá-lo a manter o aparelho ortodôntico limpo e higienizado. Além dos pais da criança, o paciente é quem mais colabora para que o tratamento seja eficaz e dentro do tempo previsto. Portanto, deixe seu filho se expressar! “Permitir que o paciente escolha a cor pode aumentar a autoestima dele, deixando aparelho da cor que ele se sente bem, seja colorido, seja discreto”, aconselha.
A higiene com o aparelho ortodôntico
As orientações de higiene para a criança são as mesmas do paciente adulto. “Porém é válido que os pais supervisionem esse processo sempre que possível, principalmente quando o ortodontista der aquele ‘puxãozinho de orelha’ no paciente, o incentivando a escovar melhor os dentes e o aparelho”, finaliza.
Quer saber mais como funciona o tratamento ortodôntico? Confira assistindo ao vídeo do Manual do Mundo:
Ver vídeo no Youtube
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Robson Caumo – Ortodontista e Especialista em DTM
Niterói – RJ
CRO-RJ: 30043