Eliminamos muita água durante o dia, seja por meio da urina, do suor e em outras atividades do nosso organismo, por isso precisamos nos manter sempre hidratados. A água é muito importante para a saúde e o bom funcionamento do nosso corpo, inclusive da boca. O consumo é fundamental para a saúde e também beleza do seu sorriso! Então vale apostar em uma garrafinha ou copo para consumi-la durante o dia – não só quando fizer exercícios ou sentir muita sede. Entenda a importância desse hábito, e como ele pode prevenir contra doenças bucais, com a estomatologista Liana França.
Importância de consumir água e quantos litros você deve beber por dia
O nosso corpo é composto por mais de 50% de água, o que pode variar de acordo com a idade da pessoa. Por isso, é fundamental que ele seja abastecido diariamente para que todas as suas funções atuem de forma adequada. “Em média, 2 litros de água é a dose diária necessária”, afirma a profissional.
De que maneira o consumo de água influencia na saúde bucal?
A nossa saliva é formada por 95% de água, e aí está a principal importância de se manter hidratado para a saúde bucal. A saliva atua na limpeza dos dentes e na manutenção do pH bucal. “Quando a quantidade de saliva é menor do que o normal, pode haver uma maior probabilidade de aparecer doenças bucais como a cárie, a doença periodontal e o sapinho, nome dado para a candidose”, explica ela.
Beber água pode prevenir problemas bucais
“A saliva em quantidades normais é de fundamental importância para prevenir problemas bucais”, esclarece Liana. Entre eles, está inclusive a cárie, já que ela contribui para diminuir a acidez da região bucal. Para que a saliva esteja presente na quantidade ideal, o hábito de consumir água e se manter sempre hidratado é muito importante nessa prevenção!
Se a quantidade ideal de água não for consumida, quais problemas podem surgir?
Quando a quantidade ideal de água não é consumida, problemas como boca seca, ou hipossialia, são comuns. “Com a boca seca, outros problemas podem surgir, como dificuldade de fonação, mastigação e deglutição, perda do paladar e doenças bucais como cárie e gengivite”, lista a profissional. Além disso, a saliva também possui uma enzima que auxilia na digestão de determinados alimentos, como os ricos em amidos, o que fica prejudicado com a ocorrência da hipossialia.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Liana França Araújo – Estomatologista e Mestre em Patologia Bucal
Niterói – RJ
CRO-RJ: 19174