Depois do uso do aparelho, ainda vem a contenção dentária! Sim, todo paciente que passa pelo tratamento ortodôntico sabe que existem diversos cuidados importantes. Atenção na hora da limpeza e evitar alimentos duros são alguns exemplos. Mas uma coisa que não se pode evitar é o uso da contenção. O tratamento não acaba com a retirada do aparelho fixo. Chegou a hora desse tipo de aparelho, que pode ser também de modelo fixo ou móvel. Você sabe qual é a diferença entre esses dois tipos? Veja as explicações do dentista Fábio Netto sobre cada uma das contenções. E ainda, entenda mais sobre quais são os principais cuidados durante o uso destes acessórios.
O que são aparelhos de contenção dentária?
Após o tratamento ortodôntico, é necessário utilizar os aparelhos de contenção para que os dentes não se movam e tragam novos problemas para a saúde bucal. Eles podem ser removíveis, feitos de polímeros termoplásticos ou de placas vulcanizadas e metal, ou fixos. Esses últimos precisam contar com cuidado especial na higienização para que não acumule placa bacteriana e acabe causando ainda mais problemas, como cáries ou gengivite.
Tipos de aparelho ortodôntico de contenção
Assim como destaca o profissional, após o período de uso do aparelho fixo inicia-se a etapa de usar o aparelho de contenção, que podem ser de dois tipos:
- contenção removível ou móvel: “é indicado para o arco superior, neste tipo o paciente remove para se alimentar e realizar atividades físicas”, define o odontologista;
- contenção fixa: é posicionada no arco inferior, pois é um local com maior chance de movimentação dentária. “Basicamente a função das duas é a mesma”, completa ele.
Por quanto tempo devo usar a contenção dentária?
O uso do aparelho de contenção é indicado para todos os casos que passaram pelo tratamento ortodôntico com o aparelho fixo. “Sendo assim um protocolo que deve ser seguido por todos os ortodontistas”, comenta Fábio. Especialmente no primeiro ano após a retirada, a possibilidade de movimentação dentária, denominada como recidiva, é muito grande. Dessa maneira, o uso da contenção é uma maneira eficaz para manter o posicionamento correto dos dentes.
Pensando nisso, a duração para o uso de contenção será equivalente ao tempo que o paciente passou com o aparelho fixo. “Se ele usou dois anos de aparelho fixo, usará pelo menos dois anos de contenção, lembrando que o controle dessa fase de contenção com o ortodontista é realizado a cada 6 meses”, orienta o profissional.
Veja os principais cuidados com o aparelho de contenção fixa e móvel
Para a contenção removível, o dentista indica alguns cuidados de higienização com o aparelho. “Usar uma escova mais dura, sem creme dental, e sempre guardar seca e dentro de uma caixa de proteção”, destaca ele. Por outro lado, no caso de pacientes com contenção fixa é importante prestar atenção na alimentação. “Evitar alimentos com movimento de alavanca na mordida, para não haver movimento da contenção”, explica Fábio. Para completar seus cuidados, não deixe de manter as visitas regulares ao consultório do dentista, possibilitando a prevenção de complicações.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Fábio Netto – Cirurgião-dentista
São Paulo – SP
CRO-SP 83.981
Atualizadada em 30/05/2023.