(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Mancha branca nos dentes pode ser sinal de cárie?

Mancha branca nos dentes pode ser sinal de cárie?

A cárie é uma das doenças mais comuns que existe. Ela pode surgir em qualquer fase da vida, sendo ainda mais comum na infância, quando o consumo de alimentos ricos em açúcar é maior. Entretanto, sua causa é multifatorial e pode levar a diversos consequências, incluindo a perda dentária. Dor de dente é o sintoma mais comum, além de cavidades na estrutura dentária e manchas. O dentista Daniel Cohen comentou mais sobre este último ponto.

Mancha branca nos dentes pode ser sinal de cárie?

O profissional responde que sim, a mancha branca também pode ser um sinal de uma cárie. Isso acontece quando ela está em seu estágio inicial. “Geralmente ela representa um primeiro estágio de desmineralização do esmalte dentário, que perde aquele brilho característico para demonstrar uma área de superfície opaca”, explica ele. Caso seja identificada nesta fase, menores serão as consequências e o tratamento será mais simples. Mas cuidado para não confundir! “A mesma deve ser diferenciada das diversas outras lesões que podem apresentar este aspecto clínico”, alerta Daniel. Ou seja, ninguém melhor que seu dentista para dar o diagnóstico correto e sugerir o tratamento mais adequado, ok?

Não confunda! As manchas brancas também podem ter outras causas

Já sabemos, portanto, que as manchas brancas nos dentes também podem indicar outros problemas. Agora é hora de conhecê-los! Uma das possíveis causas pode envolver a amelogênese imperfeita, uma doença hereditária que afeta a formação do esmalte dentário. Além disso, elas também podem estar ligadas a problemas que acontecem na infância. “São manchas nos incisivos e primeiros molares que podem estar associadas a doenças da infância, assim como ao seu tratamento”, explica ele. Essas doenças seriam aquelas comuns aos primeiros 3 anos de vida da criança, como as doenças do trato respiratório, asma, otite, amigdalite, varicela, e rubéola.

A origem das manchas brancas também podem estar associada a um defeito específico em algum local no momento da formação do esmalte dentário. E outra opção é a fluorose dentária. “É o excesso de flúor durante o momento de formação do esmalte dentário, que neste caso vão afetar os dentes bilaterais, que estavam em formação no momento do acometimento”, esclarece ele.

O tratamento da cárie no estágio inicial pode ser mais simples

Atualmente, já foram desenvolvidas estratégias para realizar o acompanhamento e a paralisação do processo da doença cárie, quando descobertas nesse estágio inicial. “Recomendo uma segunda opinião caso uma cárie muito pequena ou sequer sem cavitação for abordada pelo cirurgião-dentista propondo obturação”, afirma Daniel. Portanto, caso esse sintoma apareça, procure seu dentista o mais rápido possível e não deixe que o problema se desenvolva.

Para driblar as cáries, fique atento aos cuidados com sua saúde bucal

Você não precisa abrir mão daquele docinho depois do almoço para se prevenir das cáries. No entanto, um importante cuidado é manter sua alimentação equilibrada. Além disso,  através da higiene bucal completa após as principais refeições você já elimina muito os riscos. Para isso, é essencial fazer uma escovação correta e usar o fio dental. Vale lembrar que optar por um creme dental com flúor e específico para o combate às cáries irá aumentar sua prevenção. Dessa maneira, a placa bacteriana e os restos de alimentos serão removidos e seus dentes estarão saudáveis. Para completar, não deixe de visitar o dentista periodicamente para checar como anda sua saúde bucal.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Daniel Cohen Goldemberg – PhD. Estomatologia e Patologia Bucal
Rio de Janeiro – RJ
CRO-RJ: 29267

Veja Também
×