Quem já usou aparelho fixo sabe que, após o tratamento ortodôntico, os dentes ficam um tanto amarelados. Após a retirada dos bráquetes, fios e outras estruturas do acessório, é possível fazer um clareamento dental para remover essas manchas do sorriso. Mas e se esse procedimento pudesse ser realizado durante o uso do aparelho? O Sorrisologia conversou com o dentista Vinícius Barçal que esclareceu a possibilidade do paciente ortodôntico investir no branqueamento. Veja só o que ele disse!
Dentes amarelados: por que eles ficam assim durante o tratamento ortodôntico?
Quando se está com aparelho ortodôntico, a higiene bucal pode se tornar um pouco mais complicada. O contato dos dentes com os tecidos que fazem parte da boca fica mais difícil, o que complica a limpeza natural, feita por essas partes. Além disso, pode ocorrer uma dificuldade maior na higiene bucal durante o tratamento. Esses fatores podem levar a um acúmulo de placa bacteriana, fazendo com que os dentes fiquem manchados. Para amenizar a situação, existem itens especializados para esse momento, como a escova ortodôntica, a interdental e o passa-fio, que podem ajudar muito na hora da limpeza!
Quando o clareamento dental pode ser feito?
“O clareamento dental pode ser indicado a qualquer momento para os pacientes, desde que os mesmos se encontrem em perfeita saúde bucal”, afirma Vinícius. Uma questão importante é que para que o gel seja aplicado de forma uniforme, todos os dentes devem estar bem posicionados na arcada dentária. “Em casos de má oclusões e desarranjos simples no posicionamento dos dentes, o clareamento pode ser feito previamente ao tratamento ortodôntico”, explica ele. Isso acontece pois nesses casos a posição dos dentes não irá atrapalhar o alcance do gel. “Com a evolução dos materiais dentários e os novos bráquetes de cerâmica, ter dentes brancos antes da instalação do aparelho pode minimizar o desconforto estético de estar utilizando aparelho ortodôntico”, garante.
Posso clarear os dentes durante o tratamento ortodôntico?
Segundo Vinícius, hoje em dia também já é possível realizar o clareamento próximo ao fim do aparelho ortodôntico, quando os dentes já estiverem bem posicionados, mesmo ainda com o aparelho instalado na boca. “Nesse tipo de clareamento de consultório, o gel clareador age de maneira difusa no dente, então ao penetrar irá clarear todo o elemento, até mesmo a parte que está por baixo dos bráquetes, sem contato direto com o gel”, esclarece. No entanto, é sempre bom ressaltar que por dificultar a higienização e criar uma maior área de acúmulo de placa bacteriana, os bráquetes podem levar a um maior amarelamento dos dentes, é mais indicado que se espere até o fim do tratamento.
Atualizada em 14 de dezembro de 2020
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Vinícius Barçal – Odontólogo e Especialista em Estética
Rio de Janeiro – RJ
CRO-RJ: 3979-7