(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Saúde bucal não se resume aos dentes: cuide da gengiva!

Saúde bucal não se resume aos dentes: cuide da gengiva!

A higiene bucal é a melhor forma de manter o sorriso bonito e saudável. Embora muito comumente usamos o termo “escovar os dentes” para se referir à higiene bucal, não podemos esquecer que este momento é importante para a boca de uma maneira geral – e isso inclui a gengiva. Essa camada rosada é responsável por cobrir todo o osso alveolar, aquele que dá suporte aos dentes e, sem a devida limpeza, pode desenvolver sérias doenças inflamatórias, como a gengivite e periodontite. A periodontista Caroline Pessoa explica algumas maneiras de como podemos deixar a gengiva mais forte e sadia.

Por que é importante cuidar da gengiva?

Quando um dentista explica sobre higiene bucal a um paciente, ele não está focando apenas na remoção de todas as bactérias e restos dos alimentos. A escovação dentária abrange o chamado complexo dento-gengival. “Da mesma forma que este hábito remove a sujeira capaz de causar a cárie, ele também remove os resíduos que refletem em uma inflamação gengival, e que no futuro pode destruir o tecido de suporte ao dente”, esclarece a especialista. Cuidar dos dentes também é zelar pela saúde da sua gengiva.

As melhores maneiras de mantê-la saudável

O Sorrisologia garante que não existe mistério quando o assunto é a saúde da gengiva. De acordo com a dentista, uma higiene bucal periódica feita após as refeições com uma escova macia, sem esquecer do fio dental, já é o primeiro passo para manter essa região saudável. Ela ainda lembra de algumas ferramentas que podem trazer um resultado melhor à limpeza, como o enxaguante e a escova interdental para pacientes ortodônticos. “A higiene, além de manter a saúde do complexo dento-gengival, impede um outro problema de tamanha importância: o mau hálito”, alerta. Não deixe também de priorizar as consultas com o dentista para manter todo ambiente bem equilibrado.

Formas de prevenir problemas na gengiva

Além de manter a higiene bucal em dia, existem outras maneiras de evitar problemas na gengiva. Um deles é não fumar. Este hábito é um fator de predisposição para o aparecimento de tumores e do melanoma bucal, que geralmente é originado de uma metástase de câncer de pulmão. “O tabaco inibe a produção de saliva, diminui a circulação sanguínea local e isso faz com que haja uma desarmonia das células de defesa da saliva e do sangue, o que faz aumentar o número de bactérias”, descreve Caroline. Todo esse cenário transforma a boca em um ambiente favorável para as doenças periodontais e para o mau hálito, que é gerado pelo tabaco.

Outros fatores que ajudam na saúde do tecido é evitar o consumo exagerado de bebida alcoólica e de enxaguantes bucais com álcool. Essa substância resseca muito a boca e deixa, mais uma vez, o ambiente sem a proteção da saliva. Agora que você já sabe as melhores maneiras de cuidar da sua gengiva, coloque em prática e veja o resultado positivo em pouco tempo!

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Caroline Pessoa da Silva – Especialista em Dentística e Periodontia
Rio de Janeiro – RJ
CRO-RJ:29207

Veja Também
×