Para você, não há nada de errado com a sua higiene bucal. Você realiza este ritual três vezes ao dia e usa o creme dental mais recomendado pelo seu dentista. Mas basta uma consulta com esse profissional para descobrir que a saúde do seu sorriso não anda muito bem. O que houve? Os pequenos detalhes podem influenciar e muito na escovação. Pensando nisso, o Sorrisologia separou algumas gafes que costumam acontecer nessa limpeza e passam despercebidas. Veja e reflita para não cair mais nos mesmos erros.
1) A quantidade exagerada de creme dental
Bem diferente do que costumamos ver por aí, caprichar na quantidade de creme dental não é um sinônimo de boa higiene. O exagero deste produto pode resultar em muitos problemas, começando pelo surgimento da fluorose dentária que ocorre na infância. Por isso, é importante respeitar o limite de creme indicado pelos dentistas, que equivale a um grão de ervilha para os adultos. Lembre-se que o creme dental possui uma quantidade generosa de flúor e nós consumimos esse elemento de outras formas ao longo do dia, através da alimentação ou na própria água encanada.
2) Pular o momento do fio dental
Não é bom pular momentos da higiene, principalmente quando chega na parte do fio dental. Esse elemento é importante para prevenir cárie, o mau hálito e doenças gengivais causadas pelo acúmulo de placa bacteriana. Se você usar o fio uma vez por dia já é possível ter uma boca mais saudável. Coloque a preguiça de lado por um sorriso mais branco.
3) Não escovar a língua
Esquecer de escovar a língua é uma das principais causas do mau hálito. A saburra, aquela camada branca, é placa bacteriana acumulada que, se permanecer ali por muito tempo, pode causar outras complicações, como a xerostomia – sensação de boca seca. Tente fazer dessa escovação um hábito na sua higiene. Se tiver dúvidas sobre a forma certa de realizar a higiene dessa parte, converse com seu dentista.
4) Uma higiene bucal muito rápida
Tem dias que você está bastante atrasado para sair de casa e deixa a higiene bucal por último. O resultado é uma escovação básica e muito rápida. Se esta cena costuma se repetir, seu sorriso pode sair prejudicado. A higiene precisa durar aproximadamente dois minutos e deve ser feita até trinta minutos após às refeições. Se durar menos do que isso, você não vai limpar todos os lugares da cavidade bucal. Mais capricho e menos pressa da próxima vez.
5) Colocar força na escovação
Escovar os dentes com muita força é outro erro da higiene bucal. Com este hábito você pode ter sensibilidade dentária, retração gengival e ainda é capaz machucar outros lugares da boca. Não é preciso colocar muita pressão para fazer uma boa limpeza. As cerdas e os movimentos feitos durante a escovação que contam para o ritual ser um sucesso.