(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Mitos e verdades sobre a dentição infantil

Mitos e verdades sobre a dentição infantil

A infância é uma fase cheia de novidades e mudanças, inclusive quando o assunto é saúde bucal. Os dentes, por exemplo, custam a nascer e pouco depois passam pelo processo de troca. Essa transição dentária, mesmo que não pareça, é bastante importante e precisa ser acompanhada com atenção. Por isso, se tudo que você sabe sobre a saúde bucal infantil são opiniões de pessoas próximas, aproveite para checar o que é verdade e o que é mentira com a ajuda da dentista Silvia Reis.

Se a criança quebrar um dente é preciso reimplantá-lo?

Depende. A especialista explica que cada caso vai exigir um tratamento específico e essa decisão cabe ao profissional. Se o dente quebrado for permanente, é importante que seja mantido em saliva ou leite e levado o mais rápido possível ao dentista para que a possibilidade de reimplante seja considerada ou não. “Já em caso de dente de leite, é preciso avaliar fatores como a idade do paciente e tipo de trauma”, justifica.

Chupar o dedo entorta os dentes?

Verdade! Por estarem habituados a sugarem o leite materno, bebês podem desenvolver o costume de chuparem os dedos enquanto crescem. Isso, ainda que seja normal, deve ser controlado de perto pelos pais. “Para evitar prejuízos, é preciso estimular o fim do hábito a partir dos 3 anos. Se a sucção de dedo ou chupeta se mantém até a época da troca dos dentes, as más oclusões podem necessitar de um aparelho ortodôntico para correção”, explica Silvia.

Aparelho ortodôntico só pode ser colocado depois que todos os dentes permanentes se desenvolvem?

Mito! “Por volta dos seis anos, toda criança precisa de uma consulta de avaliação com o dentista”, garante Silvia. Segundo ela, grande parte dos problemas de contato entre os dentes superiores e inferiores são consequência de desequilíbrios durante o crescimento dos ossos da face, mandíbula e maxilar. Assim, tratar o problema ainda na infância pode ajudar e muito no futuro, mas só o profissional saberá qual modelo mais indicado para intervir corretamente.

Sempre tire suas dúvidas com um especialista

É normal que tios, avós e até amigos tenham sempre um conselho ou palpite, mas saiba que quando o assunto é a saúde de uma criança, o lugar ideal para tirar dúvidas e garantir explicações certas continua sendo o consultório. Lembre-se que investir nos cuidados com a saúde bucal ainda na infância por meio de visitas regulares ao seu dentista é garantir um futuro livre de problemas.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Sílvia Reis – Ortodontista
Minas Gerais – MG
CRO-MG: 18894

Veja Também
×