(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Descubra as doenças que podem ter relação com sua saúde bucal

Descubra as doenças que podem ter relação com sua saúde bucal

Quando se ouve falar em saúde bucal, pensamos diretamente no bem-estar dos dentes e gengiva. Mas o assunto vai muito além da arcada dentária. Toda e qualquer doença inflamatória ou bacteriana que invade nossa boca acaba afetando outras partes do organismo, como o coração, por exemplo. A situação também pode ser invertida com uma doença sistêmica refletindo no seu sorriso. A dentista Rhianna Barreto explica que o sucesso de uma boca saudável é cuidar do corpo de uma maneira geral.

A boca tem uma relação íntima com a saúde geral

Cárie, periodontite e halitose. Essas são as doenças mais comuns que afetam o ambiente bucal. Por conta do grande acúmulo da placa bacteriana. Este aglomerado de bactérias pode afetar não apenas os dentes, como também o organismo. Segundo a dentista, muitos estudos científicos comprovam que a saúde bucal tem uma relação bem íntima com a saúde geral, tudo porque a boca interage com todas as estruturas do corpo.

“As más condições de higiene bucal podem causar doenças bucais, que, por sua vez, podem levar a enfermidades – ou agravá-las – como doenças cardiovasculares e o diabetes”. Essa situação também pode repercutir nos vasos sanguíneos ou em outros órgãos que não têm ligação direta com os dentes, levando a doenças sistêmicas que afetam o coração, pulmões e o estômago.

Doença cardiovascular

Você sabia que diversos tipos de doenças cardiovasculares podem estar ligados à saúde bucal? Todo o sangue que corre em nossa boca vai parar no coração e se você estiver com uma inflamação aguda na gengiva, por exemplo, esse problema acaba refletindo na sua saúde cardíaca. Isso pode diminuir a circulação sanguínea nos vasos que ligam o coração, aumentando as chances de doenças coronárias e os riscos de derrame ou infarto.

Diabetes

Essa síndrome muda totalmente o seu metabolismo e, se não houver controle, pode prejudicar sua saúde bucal. “Quem tem diabetes está propenso a gengivite, cáries, perda dentária, boca seca e uma variedade de infecções orais”, explica. Isso acontece porque a circulação sanguínea fica prejudicada nessa área. Em contrapartida, se a saúde bucal estiver comprometida, também dificulta o controle do diabetes. “As infecções podem causar o aumento de açúcar no sangue e necessitar de mais insulina para manter sob controle”.

HIV ou AIDS

É uma doença delicada e que precisa de atenção tanto para a saúde bucal quanto geral. O HIV é o vírus causador da Aids que ataca diretamente o sistema imunológico. Rhianna diz que pacientes com essa doença têm mais probabilidade em contrair problemas bucais. “Os sintomas comuns incluem úlceras, boca seca e relacionada com as lesões da mucosa dolorosa”. A profissional conta que estes problemas bucais são causados por fungos, infecções virais ou bacterianas e, em alguns casos, um dos primeiros sinais da AIDS pode ser através de uma infecção gengival grave. “Você também desenvolve persistentes manchas brancas ou lesões incomuns na língua ou na boca”.

Osteoporose

Essa é uma doença que diminui a massa óssea corporal e muitos problemas bucais podem ter relação com essa baixa densidade. A especialista ressalta que as primeiras fases da osteoporose podem se mostrar nos dentes, causando problemas na mandíbula, dentes soltos, gengivas destacadas ou retração gengival.

Câncer de boca

Os primeiros sinais do câncer bucal se manifestam na mucosa. Os sintomas podem ser desde úlceras, muitas vezes bem parecidas com aftas, manchas brancas ou avermelhadas, até lesões nos lábios, na língua, gengiva e no céu da boca. Nos casos mais graves pode afetar os gânglios cervicais, provocando dificuldade de mastigação, deglutição e fonação. Para garantir o controle de cada enfermidade, é preciso cuidar dos problema de forma multidisciplinar. Por isso, além de avisar ao seu dentista, procure um médico especialista no assunto. Lembre-se que o diagnóstico precoce também faz toda diferença.

Veja Também
×