Em uma das consultas de rotina com seu dentista, nas quais costuma realizar limpeza e passar flúor nos dentes, ele te dá uma notícia: você vai precisar usar aparelho ortodôntico. Você até já imaginava que esse momento poderia chegar, mas torcia para que nunca acontecesse… Mil pensamentos passam pela sua cabeça. “Vou ter que mudar todos os meus hábitos”, você pensa. Mas não é bem assim! Fizemos uma lista com 5 GIFs que traduzem seu sentimento nesse momento.
1) Vou ter que deixar de comer coisas boas
Quando se inicia o tratamento ortodôntico, alguns hábitos realmente precisam mudar. Evitar alimentos duros ou grudentos, por exemplo, é uma atitude importante para conservar a manutenção do aparelho e evitar problemas. Doces como jujubas, chicletes e caramelos, além de alimentos mais duros como pipocas, amendoins e nozes podem fazer com que os braquetes se soltem. “Não vou poder comer nada de bom”, você deve estar pensando. Mas não é bem assim! As mudanças não precisam ser tão drásticas. Existem outros alimentos como as carnes macias e até mesmo o sorvete, que podem ser consumidos sem problemas! Mas não se esqueça que manter uma alimentação equilibrada é importante não só para a saúde bucal, mas de forma geral.
2) A higiene bucal vai dar muito trabalho…
É normal sentir um pouco de preguiça ao pensar no momento da higiene bucal. Realmente, pode ser que nos primeiros dias você encontre um pouco de dificuldade de realizá-la. Mas sem pânico! A limpeza não é tão difícil assim. E existem alguns aliados que podem te ajudar nesse momento como a escova interdental e o passa fio. A escova possui um formato que facilita a limpeza dos resíduos que ficam presos ao redor do braquete, e o passa fio facilita puxar o fio dental entre os dentes passando pelo fio ortodôntico, tornando esse momento bem mais rápido. Além disso, a escova ortodôntica tem um formato ideal para quem usa aparelho!
3) Nunca mais vou sorrir para uma foto
O aparelho ortodôntico pode mudar bastante o sorriso de quem o utiliza. Mas não precisa ter vergonha dele por isso! Lembre-se que o tratamento terá como resultado um sorriso ainda mais bonito, com os dentes alinhados. Enquanto isso, o aparelho pode ser até mesmo um charme. Além disso, hoje em dia já existem aparelhos mais estéticos que não aparecem tanto assim. O aparelho invisível, por exemplo, é uma película transparente, que pode até mesmo ser removida para comer e escovar os dentes. Já o transparente, por sua vez, é fixo como o tradicional e só muda a sua cor, fazendo com que seja mais discreto. Nada mal né?
4) Esse tratamento vai durar para sempre
Pode ser que você conheça alguém que ficou durante anos com aparelho, e por isso logo pensa que esse também vai ser o seu caso. Mas relaxa! Cada caso é um caso. Muitos fatores podem contribuir para a duração do tratamento, como o grau de complexidade e também o cuidado do paciente. Se você seguir corretamente as indicações do dentista e comparecer às consultas regularmente, já é meio caminho andado para que o tratamento não seja tão longo assim.
5) Vou sentir muita dor!
Quando você colocar o aparelho, vai sentir um incômodo por algum tempo até que se acostume com ele. Mas sentir dor durante o tratamento não é normal! Se o incômodo não passar, não deixe de procurar o seu dentista. Existem também alguns acessórios que podem ajudar a proteger sua boca. A cera ortodôntica pode ser usada para proteger a mucosa contra ferimentos, e o protetor bucal deve ser usado caso você realize uma atividade física.