(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

5 causas da afta e o que fazer para aliviar o incômodo

5 causas da afta e o que fazer para aliviar o incômodo

Você está com afta na boca e não é a primeira vez que isso acontece. Muita gente nem sabe o real motivo do aparecimento dessas feridas, mas, de acordo com dentistas e estomatologistas, elas podem estar relacionadas com a baixa imunidade, um trauma causado pela escovação bruta ou pelo aparelho ortodôntico desajustado, e até mesmo com a sua alimentação. O Sorrisologia listou as 5 causas mais comuns da afta e o que fazer para aliviar esse incômodo. Para começar, uma boa dica é se perguntar se os seus cuidados com a saúde oral estão em dia. Você utiliza os itens de higiene bucal certos para cuidar do seu sorriso? Faça o nosso teste para descobrir!

  1. Apareceu uma afta na boca? Sua imunidade pode estar baixa

    Embora sejam bem chatinhas, as aftas podem servir como um sinal de alerta para o seu sistema imunológico. Quando a nossa imunidade está baixa, significa que não estamos nos alimentando direito ou com algum problema de saúde, que pode refletir em complicações sérias no seu organismo. Com essa queda, uma das formas que o seu corpo tenta avisar que as coisas não estão indo muito bem é com o surgimento da afta.

  2. Um machucado na boca pode evoluir para uma afta na boca

    Você estava com tanta pressa para sair de casa, que acabou escovando os dentes de qualquer jeito e feriu a gengiva ou, então, mordeu a língua enquanto mastigava seu almoço? Independentemente da causa, um machucado na mucosa oral que não é tratado adequadamente, pode ele evoluir para uma afta na boca. Cuide bem de qualquer machucado da região bucal para não sofrer com as dores dessa feridinha.

  3. Você toma muito refrigerante, sucos e come frutas ácidas? Esse pode ser o motivo

    Quem nunca comeu um pedaço de abacaxi e acabou ganhando uma afta? Ter uma dieta baseada apenas em alimentos ácidos, pode deixar a sua boca cheia dessas lesões. Por isso é tão importante evitar ingerir muito refrigerante, sucos ácidos e frutas altamente cítricas, como limão, abacaxi e laranja.

  4. O estresse também pode causar uma afta na boca

    Além do bruxismo e da DTM, o estresse também é um grande causador de aftas na boca. Esse grande vilão do século é responsável pela queda do sistema imunológico, que acaba ocasionando as temidas lesões. Para não se estressar com essas feridas, tente levar uma vida mais tranquila e evitar tudo aquilo que seja gatilho para a sua ansiedade.

  5. O aparelho ortodôntico também é um dos responsáveis pela afta na boca

    Você acabou de colocar aparelho ortodôntico e ainda não se acostumou com todas essas estruturas coladas nos seus dentes. Fica tranquilo, porque isso é completamente normal! Porém, é importante frisar que, até se habituar aos apetrechos, pequenos problemas podem surgir, entre eles: morder a bochecha ou bater a escova de dentes na gengiva durante a escovação – lesões que acabam evoluindo para uma afta. Após algumas semanas, você não terá mais essa preocupação, mas, caso as aftas persistam, o ideal é conversar com seu ortodontista para evitar o aparecimento delas.

O que fazer para aliviar o incômodo da afta?

  • Fazer bochechos de uma solução feita com uma colher de leite de magnésia ou bicarbonato de sódio diluído em um copo de água;
  • Diluir um pouco de água oxigenada 10 volumes em água e aplicar com um cotonete diretamente na afta;
  • Optar por tratamentos feitos com laser de baixa potência.

Mas lembre-se: todas essas opções precisam ser avaliadas com um dentista!

Atualizada em 15/12/2022.

Veja Também
×