5 benefícios do flúor para saúde bucal

Produto Relacionado:
Creme Dental Oral-B 100%

Compre aqui

Esqueça aquela velha história de que o flúor traz apenas prejuízos para a saúde bucal. Quando usado corretamente, o elemento químico presente em diversos produtos de higiene oral pode ser um grande aliado para cuidar do seu sorriso – sendo um dos principais agentes contra a cárie e outros problemas bucais. Para entender mais sobre os benefícios do flúor, listamos cinco coisas que a substância pode fazer pela sua saúde bucal – e que você certamente não sabia. Veja só!

1) O uso de flúor diminui os riscos de cárie nos dentes

Não precisa saber muito sobre saúde bucal para descobrir que o flúor é um dos grandes aliados no combate à cárie. Acontece que, diferente de outras substâncias químicas, o flúor é capaz de tornar os dentes mais resistentes aos ácidos produzidos pelas bactérias que provocam a cárie. Por esse motivo, é comum que os tratamentos com flúor sejam recomendados para crianças e adolescentes – que costumam estar mais suscetíveis a desenvolver esse tipo de doença bucal.

2) O flúor ajuda a fortalecer o esmalte dentário

Os benefícios do flúor não se resumem apenas à prevenção de cáries. Na verdade, o elemento químico também pode ser um grande aliado no fortalecimento do esmalte dentário. Isso porque a substância quando combinada aos minerais dos dentes garante um esmalte mais rígido e resistente a ácidos. Dessa forma, o uso do flúor dental impede o processo de desmineralização dos dentes que, por sua vez, ocorre devido ao consumo de alimentos ácidos, como vinagre, suco de laranja, refrigerante, limão e outros.

3) Utilização do flúor pode impedir a proliferação de bactérias bucais

Com ação antienzimática, antimicrobiana e antibactericida, o flúor funciona como uma grande barreira contra as diferentes bactérias. Justamente por esse motivo, ele é capaz de eliminar todos os inimigos bucais. Seja através da água de abastecimento, pelos dentifrícios, soluções para bochecho e outras formas, o flúor é uma substância importante em diferentes níveis para sua saúde bucal.

4) O flúor pode impedir quebras e fraturas nos dentes

Você pode até duvidar, mas o flúor também pode ser um grande aliado na hora de diminuir os riscos de quebras e fraturas dentárias. Justamente por fortalecer o esmalte dentário e impedir a perda de minerais dos elementos, a substância garante dentes mais resistentes a traumas e impactos – impedindo que a estética do seu sorriso seja comprometida a qualquer momento.

5) Sensibilidade pode ser tratada com o uso de flúor

Se você sofre com a sensibilidade nos dentes, saiba que o flúor na cavidade oral pode amenizar os sintomas dessa condição. Isso porque a substância atua ativamente no fechamento dos túbulos dentinários expostos na dentina, que é a camada abaixo do esmalte dos dentes, aliviando o desconforto. Para isso, vale investir em um tratamento com flúor para fortalecer os dentes sensíveis. Mas lembre-se: o acompanhamento profissional é fundamental, já que o uso excessivo de flúor também pode prejudicar a sua saúde bucal.

Fonte: http://www.sorrisologia.com.br