Para prolongar o efeito de dentes brancos após o clareamento dental, é muito importante seguir algumas dicas de alimentação e higiene. Existem alguns alimentos, por exemplo, que devem ser evitados após o tratamento – principalmente os que têm muitos corantes ou que podem causar sensibilidade. Para saber mais sobre o assunto, o Sorrisologia conversou com a dentista Cecilia Maria Costa, que listou os principais alimentos inimigos do clareamento dental. Vale a pena conferir!
-
1. Chocolate contém pigmento que pode causar manchas nos dentes
Você sabia que o chocolate pode causar manchas nos dentes? O cacau tem um pigmento marrom que, em contato com os dentes pós-clareamento, pode acabar gerando manchinhas. “Pode prejudicar caso o paciente não mantenha os hábitos de higiene em dia. Ou seja, caso o indivíduo não escove os dentes após comer. Os dentes no pós-clareamento estão com os canalículos expostos, o que facilita a entrada de pigmentos que podem manchar os dentes novamente. Por isso, escovar é muito importante”, explica a dentista.
-
2. Frutas cítricas podem contribuir para a sensibilidade nos dentes
De acordo com a especialista, frutas muito ácidas, de um modo geral, podem deixar os dentes mais sensíveis, principalmente após as sessões de clareamento. Ela cita 3 alimentos que devem ser evitadas em excesso nesse período: “Frutas como laranja, limão e abacaxi são alguns exemplos, pois sua característica ácida altera o pH da boca, fazendo com que os canalículos dos dentes se tornem mais permeáveis ao manchamento e à sensibilidade”, destaca.
-
3. Café tem pigmento escuro e pH ácido, deixando os dentes amarelados
Quando consumido em excesso, o café tende a deixar os dentes amarelados com o passar do tempo. De acordo com a Dra. Costa, é indicado evitá-lo principalmente logo após o clareamento. “O pigmento escuro do café pode manchar os dentes caso o paciente não tenha cuidado”, afirma a dentista. Além disso, o café tem um pH mais ácido que o da boca. Por isso, pode contribuir para a desmineralização do esmalte dentário e, consequentemente, deixar os dentes mais sensíveis e suscetíveis a cáries e infecções. Para evitar esses problemas, é fundamental manter a higiene bucal em dia – usar fio dental, uma escova com cerdas macias e preferencialmente um creme dental para sensibilidade.
-
4. Tomate contém um pigmento natural que pode manchar os dentes
A dentista destaca que pigmentos naturais de alguns vegetais também podem causar manchas nos dentes pós-clareamento. O tomate, por exemplo, contém bastante licopeno (um pigmento vermelho) que pode aderir à superfície dentária, prejudicando o resultado do tratamento. “O pigmento aumenta a chance de manchamento quando o paciente não faz a higiene corretamente”, afirma a especialista. Vale destacar que o mais indicado é escovar os dentes 30 minutos após a refeição. Esse tempo é necessário para que a saliva equilibre o pH da boca, preservando a saúde dos dentes.
-
5. Refrigerante é ácido, sendo contraindicado após o clareamento dental
Evitar refrigerantes é outra dica importante para preservar a saúde bucal e prolongar ao máximo o tempo de duração do clareamento. De acordo com a dentista, esse tipo de bebida pode ser bastante prejudicial para os dentes. “O refrigerante também altera o pH da boca e, com isso, aumenta a permeabilidade do dente, deixando-o suscetível às manchas”, destaca. Por isso, o ideal é evitar ao máximo consumir refrigerantes e, ainda, redobrar os cuidados com a rotina de escovação, utilizando o enxaguante bucal recomendado pelo seu dentista para complementar a higienização.