Produto Relacionado:
Escova de dente Oral-B Ortodôntica

Escova de dente Oral-B Ortodôntica

Compre aqui

Um sorriso bonito vai muito além de dentes brancos, sabia? O aparelho ortodôntico cumpre um papel muito importante na hora de devolver a harmonia ao rosto de quem tem os dentes desalinhados ou tortos. Além disso, também há casos em que problemas de mordida podem acabar afetando vários processos do organismo, o que pode prejudicar a saúde do indivíduo, e é aí que entra o tratamento como um ortodontista para corrigir o problema. Mas como saber se você precisa ou não usar aparelho? Em primeiro lugar, é importante manter as consultas com seu dentista em dia, pois se houver algo de errado ele certamente vai te encaminhar para um profissional da área. Em segundo lugar, é bom ficar de olho nos seguintes sinais:

1) Dentes tortos ou apinhados

Ninguém gosta de se olhar no espelho e perceber que os dentes não estão alinhados como deveriam. Quando isso acontece, a melhor alternativa é procurar um dentista especializado em ortodontia para analisar o caso. O mau posicionamento dos dentes na arcada dentária costuma ser um dos principais indícios de que o paciente precisa passar pelo tratamento ortodôntico, já que essa é a melhor alternativa para auxiliar no reposicionamento e tornar o sorriso mais harmônico.

Outra situação em que se recomenda o uso de aparelhos é quando os dentes nascem um sobre os outros ou em regiões inusitadas, como no alto da gengiva. Isso normalmente acontece quando o espaço na cavidade oral é insuficiente para abrigar todos os elementos, e eles acabam nascendo totalmente desordenados. Os dentes apinhados, popularmente conhecidos como “encavalados”, além de afetarem significativamente a autoestima do paciente, também podem trazer uma série de consequências para a saúde do paciente. Isso acontece porque essa condição dificulta bastante o processo de higiene bucal, abrindo espaço para problemas bucais como a cárie, o mau hálito e doenças periodontais.

2) Problemas com a mordida

Muito além da questão estética, um outro bom motivo para usar aparelho é quando o paciente apresenta problemas com a mordida. A má oclusão, ou seja, o encaixe errado da arcada dentária superior com a inferior, pode dificultar a mastigação, a fala e até mesmo o processo digestivo. Esse é um problema que quanto antes for corrigido, melhor para o paciente. Os aparelhos ortodônticos costumam ser a alternativa mais indicada pelos dentistas, mas é necessário passar por um processo de avaliação antes, pois como existem diferentes tipos de mordidas consideradas “erradas”, existem também diferentes tipos de tratamento para cada caso. Dentre os principais problemas de mordida, podemos destacar pelo menos três, que normalmente são os mais comuns.

São eles:

• Mordida aberta
• Mordida cruzada
• Mordida profunda

3) Dentes com espaçamento entre si

O diastema é outra condição bastante comum e que não é difícil de ser observado, já que ele é caracterizado pelo espaço que se forma entre os dentes. Isso faz com que os dentes fiquem separados por um vão, e, além de trazer uma insegurança estética para o paciente, esse tipo de problema também pode trazer certa dificuldade no processo mastigatório. Então se houver esse espaçamento entre os elementos, o ideal é que o paciente procure um especialista na área que possa orientá-lo da melhor forma. Depois de analisar as especificidades do caso, ele deve encaminhá-lo para o tratamento mais adequado, como o aparelho ortodôntico.

4) Dor na mandíbula ou cabeça e dificuldade para falar e mastigar

Dor sempre é um sinal de atenção para o seu corpo e para sua saúde, então ignorar e achar que não é nada demais pode trazer sérios problemas! Nesse caso, tanto a dor na mandíbula quanto as dores de cabeça são o reflexo da mordida desalinhada, já que todo o processo é feito de maneira errada. Além disso, quando o paciente sente dificuldade na mastigação ou na fala/pronúncia de palavras, também é importante verificar o que está causando isso, já que muitas vezes o aparelho ortodôntico surge como uma alternativa para solucionar isso.